Blog do Órion

Acompanhe o conteúdo do Parque Órion

24 de setembro de 2020
Categorias ACATE, Eventos, Saiph

Chamada Pública de combate à violência programa atividades para próximos meses

A Chamada Pública do Orion, para  cadastro de ideias e projetos de combate à violência contra a mulher, que encerrou inscrições no final do mês de agosto, já tem ações definidas para o mês de setembro e outubro. 

O evento de integração online, realizado entre a equipe de Programas e Ações do Orion, e os participante inscritos com projetos e voluntários para ajudar nas iniciativas, proporcionou um primeiro momento de interação e troca de experiências por meio da fala sobre Protagonismo Social e Voluntariado, além de dinâmicas realizadas com os participantes, que puderam se conhecer melhor e se identificar uns com os outros. O webinar contou com a participação de conselheiros e membros da direção do Orion Parque.

Após essa primeira dinâmica, será realizada uma mini-aceleração durante o mês de outubro, chamada Mulheres Connect-SAIPH. A aceleradora foi criada exclusivamente para trabalhar o desenvolvimento e estruturação dos projetos cadastrados na chamada pública, tendo em vista que grande parte desses projetos ainda está em fase de ideação. Os conteúdos e mentores foram escolhidos para atender a necessidade desses projetos e serão trabalhados ao longo de quatro encontros a ser realizados nos dias 08, 15, 22 e 29 do próximo mês. Saiph é o nome da aceleradora de projetos sociais, que já teve cerca de 20 aulas realizadas até o momento. 

Os nomes escolhidos para mentorar esses momentos são profissionais com extensa bagagem em instituições atuantes para projetos sociais. Os temas são Autoconhecimento, Elaboração de Projetos, Negócios de Impacto e Marketing para projetos sociais. Cada tema será trabalhado durante uma aula por aproximadamente duas horas, em formato de webinar. 

Segundo Karoline Andrade, atual coordenadora do Mulheres Connect e integrante do setor de Programas e Startups do Orion, a dinâmica permitirá dar sequência aos projetos inscritos na chamada, contando com a expertise do Orion para encaminhamento das iniciativas.  

“O Mulheres Connect – SAIPH será realizado durante todo o mês de outubro e ao longo do processo serão apresentados os caminhos dentro do Orion que possam ser interessantes para os projetos, como o Reuni, Saiph – Aceleradora de Projetos Sociais, Escritório de Projetos Gênesis, entre outras possíveis opções. Sobre atividades presenciais, ainda é imaturo afirmar que será realizado um evento presencial com os projetos e voluntários, devido ao momento de distanciamento social. Porém, existe a ideia e a vontade em realizar presencialmente um momento de integração final e devolutiva das atividades, que terá de ser planejado conforme a situação”, ressaltou

Ao final da mini-aceleração, os projetos e voluntários que participaram ativa e frequentemente ao longo dos quatro encontros, serão certificados ao final do processo. A continuidade dos projetos, bem como sua execução deles, são inteiramente responsabilidade das equipes idealizadoras. O Orion não se responsabiliza pelos processos do projeto, como sua elaboração, captação de recurso e tomadas de decisão. Assim, cabe ao Orion orientá-los para esses processos, por meio do Mulheres Connect-Saiph e possíveis caminhos após seu encerramento. 

© 2020 - Instituto Órion - Todos os direitos reservados