Blog do Órion

Acompanhe o conteúdo do Parque Órion

Fapesc divulga aprovados para o edital do programa Programa Nascer 2020/2

Webinar de abertura da segunda turma do Cocreation Lab Serra foi nesta terça-feira (15/09) , de forma online

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) divulgou as propostas que integração o Programa Nascer nos próximos cinco meses. São projetos que serão incubados em 15 cidades catarinenses: Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tubarão e Videira. Em Lages, o Orion Parque é polo do Cocreation Lab Serra.

O Programa Nascer é uma iniciativa da Fapesc e Sebrae/SC e tem como objetivo dar o suporte necessário para que as ideias possam passar por um período de pré-incubação. Durante cinco meses, os participantes passarão por diversas atividades por meio da metodologia exclusiva TXM Business, além de mentorias, palestras e networking. Os projetos serão desenvolvidos dentro do Cocreation Lab, espaços colaborativos, que estimulam a criatividade e o empreendedorismo, que estão dentro dos Centros de Inovação. Depois, estarão prontos para serem incubados ou receberem investimento.

Na última edição, foram aprovadas 150 ideias em 15 cidades. Cada turma recebe pré-incubação gratuita com mentorias, palestras, workshops, além de criar uma rede de contatos entre os participantes, que depois poderá viabilizar a abertura da empresa.

O Nascer é realizado dentro dos núcleos da pré-incubadora Cocreation Lab, que ficam nas cidades de Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul, Tubarão e Videira. São ambientes colaborativos e que estimulam a criatividade, onde os participantes farão os encontros online e terão acesso a diversas ações que os ajudarão a transformarem os planos em realidade.

Confira aqui a lista final de todos os selecionados

O Cocreation Lab, que está associado também aos Centros de Inovação do Governo do Estado, é quem viabiliza a plataforma da metodologia exclusiva TXM Business.

“Mais uma etapa do Programa Nascer de empreendedorismo inovador está se concretizando. Temos um número expressivo de ideias aprovadas e isso com certeza vai auxiliar na retomada da economia de Santa Catarina nesse período que estamos enfrentando por causa da pandemia da Covid-19. No Programa, os empreendedores poderão estruturar melhor seus planos de negócio e com isso teremos novas empresas catarinenses no futuro”, celebra Fábio Zabot Holthausen, presidente da Fapesc.

No Cocreation Lab os empreendedores utilizam um ambiente colaborativo voltado para pessoas que tenham ideias nas áreas de economia criativa com potencial de gerar novos empreendimentos. Os negócios são amadurecidos através de mentorias, consultorias técnicas e mercadológicas, palestras, ferramentas e materiais de apoio que transformam a ideia em um negócio viável.

“Recebemos muitas ideias criativas. Agora, os empreendedores passarão por cinco meses intensos de muito aprendizado. Esperamos que ao fim desse período os projetos saiam bem preparados para o mercado, prontos para oferecerem soluções inovadoras a Santa Catarina”, comenta o professor da UFSC e idealizador do Cocreation Lab Luiz Salomão Ribas Gomez, que foi entrevistado quando esteve em Lages, no último mês de junho.

Propostas selecionadas para Lages

Julia Rodrigues, gestora do Cocreation Lab Serra no Orion Parque , comenta que, mesmo com a pandemia, as atividades tiveram poucas modificações decorrentes do planejamento inicial das atividades, que devem ser mantidas com a nova turma. Serão 12 ideias que passarão pelo processo de pré-incubação, com duração de cinco meses.

“Buscaremos continuar de forma híbrida, com atividades presenciais e online. Serão cinco meses de acompanhamento dos projetos, através de webinars, mentorias e eventos de cocriação”, ressaltou.

A primeira turma do Cocreation Lab Serra, que iniciou em março, encerra as atividades agora no final do mês.

“Já estamos marcando data para apresentação do pitch final dos participantes. Será através de uma banca em parceria do Cocreation Lab e FAPESC”, lembrou Julia.

Plataforma de Arquitetura e cápsula de álcool em gel

Arquiteto e urbanista, Anderson Faccin teve um projeto aprovado para a segunda turma do Cocreation Lab Serra. Trata-se do Coarq – Arquitetura Colaborativa. A ideia é a criação de um sistema online de captação e redistribuição de projetos na área de construção civil. “Estou bastante ansioso e tenho certeza que esse período de pré-incubação no Orion Parque, juntamente com o pessoal do Cocreation, será fundamental para o desenvolvimento dessa ideia”

Outra ideia que vai ser desenvolvida será a de Kauana Ribeiro de Freitas. Estudante do IFSC, ela participou no início do ano do Reuni Challenge Covid-19 e agora continuará na ideia que foi previamente desenvolvida na edição de maio do evento: cápsula biodegradável de álcool em gel, que ficou com o segundo lugar.

“Contamos com a ajuda do programa Nascer par a fazer uma bela estruturação desse negócio, colocar no papel de forma clara para que depois isso ajude alavancar essa ideia e tornar um grande negócio”, disse.

Com informações FAPESC

© 2020 - Instituto Órion - Todos os direitos reservados