Blog do Órion

Acompanhe o conteúdo do Parque Órion

22 de outubro de 2019
Categorias Dicas, Orion Parque

Catarinenses conquistam títulos de Mestres Nacionais (MN) no Campeonato Brasileiro Amador em Lages

Realizado no Orion Parque Tecnológico, entre os dias 17 a 20 de outubro, o evento contemplou simultânea de xadrez, Curso de Arbitragem e realização de eventos, além de palestra com o presidente da CBX Darcy Lima.

Três catarinenses conquistaram títulos de Mestres Nacionais (MN) no Campeonato Brasileiro Amador – Regional Sul, realizado de 17 a 20 de outubro em Lages, no Orion Parque Tecnológico. Em paralelo ao torneio principal foi realizado o Congresso Sul-Brasileiro de Xadrez que contou com simultânea e palestra com o Grande Mestre (GM) presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Darcy Lima além de curso de arbitragem. A premiação total do evento foi de R$ 4,6 mil.

O torneio foi disputado nas categorias Sub 1600, 1800, 2000 e 2200 e concedeu aos campeões de cada categoria o título de Mestre Nacional (MN) e inscrição para o Campeonato Brasileiro Amador em 2020, premiação em dinheiro e troféus. Na categoria 1600 o campeão foi João Eduardo Orlandi Félix, da ACXF Fraiburgo com 5,5 pontos. Já na categoria até 1800 o campeão foi Yan Henrique Cordeiro, do Lages Xadrez Clube com cinco pontos. Na categoria até 2000 de rating, o campeão foi Manuel Sobrinho, de Timbó com 4,5 pontos. Entretanto, por já possuir o título de Mestre Nacional, o vice-campeão Ruan Lucas Alves Gonçalves da ACXF Fraiburgo poderá solicitar o título de MN. E, na categoria sub 2200 o vencedor foi Alexandro Brum Sosa, com 4,5 pontos que representou o Clube de Xadrez Pelotense.

Professor em Fraiburgo, Juliano Artemio Zonta enfatizou a conquista de seus dois alunos, João e Ruan que agora podem solicitar os títulos de Mestres Nacionais. “Essas conquistas representam uma emoção muito grande. Eu e minha esposa Thais assumimos oficialmente as aulas de Xadrez em Fraiburgo no ano de 2010 e enfrentamos muitos desafios. Nesse tempo formamos atletas que conquistaram títulos estaduais, nacionais e agora temos os primeiros Mestres Nacionais de xadrez, o João com somente 15 anos e o Ruan que é recordista de títulos no município. É um incentivo para todos os atletas para que continuem se dedicando, já que o xadrez é uma ferramenta muito importante no desenvolvimento de crianças, jovens e até de adultos. O segredo desse sucesso é a união e apoio de famílias, pais, alunos, professores e patrocinadores. Vamos continuar nos dedicando e torcer para que logo avancem e conquistem títulos ainda maiores como de Mestres FIDE (MF)”, comemorou o Professor Juliano.

Lageano conquista o título de mestre nacional

Yan Henrique Cordeiro, 17 anos, é o novo Mestre Nacional de Lages. O enxadrista conquistou o título no último final de semana, durante a realização do Congresso Sul brasileiro de xadrez, evento que reuniu cerca de 130 pessoas e contemplou, entre os dias 17 e 20 de outubro, quatro atividades: a Palestra “Xadrez e suas Virtudes na sociedade”, a Simultânea contra o GM, ambas sob a responsabilidade do Grande Mestre Internacional Darcy Lima – que na noite de quinta-feira (17) falou aos presentes e ainda enfrentou 18 enxadristas de Lages, com escore perfeito, 18 vitórias.

Darcy é o atual Presidente da CBX – Confederação Brasileira de Xadrez e veio a Lages conferir de perto a principal atração do Congresso Sulbrasileiro de Xadrez, o Campeonato Brasileiro Amador – regional sul , competição específica para as categorias Sub 1600, Sub 1800, Sub 2000 e Sub 2200 de Rating FIDE. Darcy ficou impressionado com a estrutura do Orion Parque e do número de inscritos: “Com certeza um grande evento, num grande local. A sinergia entre o poder público e privado fez realizar um grande evento como esse. Fico muito feliz por isso”, analisou Darcy .

Com estes resultados, Lages passa a ter um novo Mestre Nacional, Yan Henrique Cordeiro, de 17 anos, campeão da Categoria Sub 1600, filho do técnico Marco Aurélio Zaror Cordeiro, que representa Lages há 10 anos e agora passa a ser titulado. “Estou muito feliz e orgulhoso em iniciar minha caminhada nas escolinhas de base de Lages e hoje possuir respeito junto a comunidade do xadrez”, analisa Yan, que lutou por mais de 15 horas de jogo entre sexta-feira e domingo. “Para Lages é um orgulho”, define a Presidente do Lages Xadrez Clube, Melissa Florêncio Rosa. Claiton Camargo, diretor-executivo do Orion Parque, comentou sobre a importância de trazer um evento como este para a cidade.  “É gratificante ver um fruto do esporte de Lages alcançar uma graduação nas instalações do nosso Parque Tecnológico”, disse.

Agora Lages possui três enxadristas com título de Mestre. Além de Marco e Yan, ambos Mestres Nacionais, Alfeu Junior Varela Bueno é o maior graduado na escala de Xadrez Internacional, pois é Mestre da Federação Internacional de Xadrez.

O Campeonato Brasileiro Amador Regional Sul foi uma realização do Lages Xadrez Clube, Orion Parque e CBX, com patrocínio da Klabin, NDD, Inovadora Sistemas e apoio da Prefeitura de Lages, através da Fundação Municipal dos Esportes e Secretaria de Educação, tendo como inscritos enxadristas de 17 cidades dos estados do PR,  SC e RS, que disputaram seis partidas de 3 horas cada, valendo pontos no Ranking Internacional, além de troféus, medalhas e vaga para o Brasileiro Amador 2020.

Confira a lista geral dos campeões e a pontuação de cada um:

Sub 1600 – Link Chess Resultshttps://bit.ly/2JarsbF 

  • João Orlandi Félix (Fraiburgo) – Campeão e Novo Mestre Nacional – 5,5 pontos
  • Angelo Ferreira (Florianópolis) –vice-campeão –  5 pontos
  • Wesley Machado (Ponta Grossa-PR) – 3° lugar – 5 pontos

 

Sub 1800 – Link Chess Results: https://bit.ly/2qzDHs3

  • Yan Henrique Cordeiro (Lages) – Campeão e Novo Mestre Nacional – 5 pontos
  • Renan Tramontini (Chapecó) –  Vice-Campeão – 5 pontos
  • Gabriel Fante (Chapecó) – 3º lugar – 4,5 pontos

 

Sub 2000 – Link Chess Results: https://bit.ly/2N0IUk3

  • Manuel Oliveira Sobrinho (Timbó) – Campeão e já possui Título de MN – 4,5 pontos
  • Ruan Lucas Alves (Fraiburgo) – Vice-Campeão e Novo Mestre Nacional – 3,5 pontos
  • Asafe Rodrigues (Pelotas-RS) – 3º lugar – 3, 5 pontos

 

Sub 2200 – Link Chess Results: https://bit.ly/2qxK0MK

  • Alexandro Sosa (Pelotas-RS) – Campeão e Mestre Nacional – 4,5 pontos
  • Luiz Henrique Bugança ( Florianópolis) – Vice-Campeão – 4,5 pontos
  • Pablo Acosta (Curitiba) 3º lugar – 3 pontos

 

Texto e informações: Liziane Nathália Vicenzi – Jornalista MTB 0006142/SC – Assessoria de Imprensa FCX, Marco Cordeiro (LXC) e assessoria de comunicação Orion Parque

Fotos: Lages Xadrez Clube e Orion Parque

© 2021 - Instituto Órion - Todos os direitos reservados