Blog do Órion

Acompanhe o conteúdo do Parque Órion

30 de abril de 2019
Categorias Inovação

O que é uma spin-off?

Frequentemente, empresas dos mais diversos portes têm novas ideias de soluções e/ou produtos. Porém, em muitos casos, esses novos produtos não pertencem ao nicho atual da empresa, possibilitando a criação de uma spin-off. Hoje vamos falar um pouco sobre esse termo que vem ganhando popularidade. Nos acompanhe!

O que é uma spin-off?

Uma spin-off é a criação de uma nova empresa através de outra empresa já existente, mas sem vínculo operacional com a empresa de origem. Portanto, o termo spin-off é usado para caracterizar um tipo de empresa, bem como a experiência e origem desse novo negócio.

Mas se você ainda está um pouco confuso sobre esse tema, continue nos acompanhando, pois vamos analisar mais a fundo o termo spin-off.  Ainda vamos conversar também sobre os benefícios de se criar uma empresa com essas características.

Empresas spin-off

Existem duas modalidades de spin-off, que são classificadas de acordo com a sua origem: 1) spin-off empresarial e 2) spin-off acadêmico. Esse último é o mais famoso e popular, devido aos incentivos públicos e bolsas institucionais que propiciam a criação desses novos negócios.

A seguir, vamos conhecer cada um deles de forma mais detalhada, confira.

Spin-off acadêmico

O spin-off acadêmico, como o nome sugere, é a criação de uma nova empresa a partir de ideias que surgem dentro de institutos e universidades. Assim, as ideias que surgem no spin-off acadêmico geralmente não se sustentam financeiramente sozinhas, apesar de serem inovadoras. E, por isso, geralmente precisam de incentivos de capital de órgãos públicos.

Essas spin-offs são consideradas os embriões de grandes startups, com destaque para regiões como Europa e América do Norte, que investem massivamente nessas empresas.

Spin-off empresarial

No spin-off empresarial, ocorre o surgimento de uma nova empresa por meio de outra que já existe. Assim, a spin-off empresarial geralmente acontece da seguinte forma: dentro das empresas surgem novas ideias de produtos e negócios. Porém, elas precisam se desvincular da empresa “mãe” a qual surgiram, por diversos motivos. Por isso, uma nova empresa é criada para cuidar desse novo produto ou negócio. Assim, atrai mais investidores e capitais para concorrer com as outras marcas.

Portanto, o spin-off empresarial é uma estratégia de mercado para que, com a produção de novos produtos, seja possível concorrer em diversos seguimentos, com as ideias que surgem em uma empresa matriz.

Por que criar uma spin-off?

Agora que já entendemos o que é e como funciona o processo de criação de uma spin-off, surge uma dúvida: por que as empresas já consolidadas em determinados mercados buscam por novos produtos (de outras categorias) para lançar uma nova spin-off?

Estratégia-financeira

A empresa cria um novo projeto inovador e precisa de fundos de investimentos para que o mesmo se concretize. Ao invés da empresa retirar do seu próprio caixa o dinheiro para esse investimento, é possível criar uma empresa spin-off e, dessa forma, captar capital externo para produzir um produto ou ideia, sem tirar dinheiro do bolso. Esse capital pode vir através de projetos de fomento do poder público, por exemplo.

 

Retenção de talento 

A primeira característica do porquê se criar spin-off se trata da questão de retenção de talentos de uma empresa. Muitas vezes acontece de uma determinada empresa fechar algum departamento ou realocar funcionários. Numa estratégia para não demitir seus talentos, as empresas os colocam em novos projetos que podem virar futuramente uma spin-off.

Melhor gestão 

Alguns sistemas de gestão empresarial acreditam que um melhor controle da empresa acontece por meio de divisão dela em pequenas organizações. Dessa forma, dividindo os setores e os segmentos de produtos, fica mais fácil gerir a empresa, focalizando em diversos pontos estratégicos, de forma independente.

Novos nichos de negócio 

As grandes empresas buscam encontrar novos nichos de mercado para prosperar em outras áreas. Por isso, a criação de spin-off auxilia a busca por novos segmentos de produtos de sucesso.

Por fim, a criação de spin-offs está ficando cada vez mais comum, principalmente em empresas com a mentalidade disruptiva, que sempre buscam novidades no mercado. E aí, na sua empresa, você já pensou em criar um novo negócio?

© 2019 - Instituto Órion - Todos os direitos reservados