Blog do Órion

Acompanhe o conteúdo do Parque Órion

13 de abril de 2019

Startup Weekend Lages bate recorde nacional de ideias propostas

Depois de ser reconhecida como a terceira cidade com maior número de contemplados na sexta edição do Sinapse da Inovação SC (2017-2018), Lages conquista mais um honroso título após se tornar a cidade do país com maior número de ideias propostas numa edição de Startup Weekend. Foram 90 ideias de startups sugeridas pelos participantes da primeira edição do Startup Weekend Lages. Destas, os startupeiros escolheram 12 que se transformarão em negócios, graças a ajuda de mentores e técnicos vindos de diversas partes do país.

“Foi maravilhoso, por que o que conta mesmo não é nem a quantidade, que realmente impressionou, mas a qualidade das ideias e dos pitchs. Os participantes, tendo apenas um minuto, apresentaram ideias muito bem estruturadas, conseguindo passar realmente a essência dela”, comentou Maria Eugênia Faccio, fundadora da BIZI, empresa que provê soluções voltadas à estratégia e inteligência de negócios e uma das mentoras do SW Lages na área de mudança do mindset de inovação e negócios.

Além da representante da BIZI, outros 11 empreendedores, consultores e especialistas em diversas áreas dos negócios participam do Startup Weekend Lages como mentores e técnicos – profissionais com experiência no desenvolvimento de startups, que fornecem informações estratégicas para que os envolvidos moldem seus projetos de forma mais adequada às expectativas do mercado.

Para Vitor Kuster Bona, um dos responsáveis pela organização do evento, o grande número de ideias que apareceram no Startup Weekend de Lages é um indicativo tanto do potencial de negócios que podem surgir, como de que programas a ações já realizadas na cidade deram resultado. Prova disso é o Reuni Experience, programa desenvolvido pelo Orion Parque em parceria com universidade e instituições de ensino para fomentar o empreendedorismo.

“Com certeza foi uma surpresa o número de ideias que surgiram. Não tinha nem ideia. Achei até que fosse uma brincadeira, na hora. O melhor de tudo é que não foram ideias aleatórias. A grande maioria teve votos, e poderia ter sido selecionada entre as melhores. É possível, sim, que o Reuni Experience tenha alguma coisa a ver com a quantidade de ideias que surgiram. Os dois são eventos que foram pensados e elaborados para fomentar ainda mais o ecossistema da região. Um evento apoia o outro. Os modelos são diferentes, o formato que se trabalha e o foco também são, mas todos se complementam para montar o ecossistema de empreendedorismo”, afirmou Bona, que também é CEO do ilergic, startup incubada no Centro de Inovação Luiz Henrique da Silveira.

O Startup Weekend Lages é realizado no Orion Parque Tecnológico até domingo, dia 14, e premiará as três melhores startups criadas com ferramentas e recursos que auxiliam no desenvolvimento do negócio após o evento.

Evento Mundial

Evento mundial e inédito em Lages, o Startup Weekend consiste numa rede de líderes e empreendedores de alto impacto com a missão de inspirar, educar e dar suporte a indivíduos, equipes e comunidades. O objetivo é reunir profissionais técnicos, criativos e de negócios que formam equipes de até 10 participantes para criar novas startups num período de apenas 54 horas. Neste fim de semana, além de Lages, em outras 22 cidades pelo mundo acontecem edições do Startup Weekend, entre elas Paris (França), Tóquio (Japão), Nova Delhi (Índia). A lista completa pode ser visualizada aqui.

O link com as fotos de sábado pode ser visto aqui.

São patrocinadores do Startup Weekend Lages:

Patrocinadores Hãme do Céu – Sebrae SC, Ditec Smart Solutions e Orion Parque;

Patrocinadores Baita – Flex Contact e NDD;

Patrocinadores Bagual – Inovadora Sistemas, Imagem TV, Klabin S.A e movimento Lages Cidade Criativa;

Patrocinadores Massa – Senac Lages e Banco da Família;

Patrocinadores Piá – Senac Lages, Lis Consultoria, Gráfica Brindes Lages e Canal Telecom

Patrocinadores Startup SC – Agora Tech Park, Aurora Alimentos, Escola do Financeiro, Pro Juris, Multilog, Softplan, Foresse, Indyxati, Pague Veloz, NSC TV, Involves e Silva Santana & Teston.

© 2019 - Instituto Órion - Todos os direitos reservados