Blog do Órion

Acompanhe o conteúdo do Parque Órion

8 de abril de 2019
Categorias Inovação

Dicas para inovar no seu segmento de mercado

Com a competição diária do mercado, o segredo para não se tornar obsoleto é estar sempre inovando. Mas, como fazer isso na prática, ou seja, como inovar no seu segmento de mercado?

O mercado é dinâmico. A cada segundo, um novo concorrente está surgindo e ele sempre tem chances de assumir o seu lugar dentro do cenário comum. Então, como você faz para se proteger dos novos entrantes?

O primeiro ponto, para que você não caia em um desespero cruel e se deixe levar pelo desânimo, é entender que a concorrência existe e sempre irá existir. É natural que novos empreendedores encontrem nichos de mercado que podem ser os mesmos que o seu. Mas isso não significa que, necessariamente, eles irão te substituir.

Mesmo quando os produtos são parecidos e o consumidor é o mesmo, ainda assim é possível se apegar a elementos que podem desbalancear a equação a seu favor. São práticas comuns, que você já deve, até conhecer. Mas são tão fundamentais que, às vezes, são esquecidas.

Sendo assim, vamos falar sobre algumas dicas de como inovar dentro do seu segmento de mercado. Colocando-as em prática, você afasta o fantasma da substituição e, de quebra, ainda aumenta a sua participação no cenário, alcançando mais clientes.

Então vamos lá!

O que significa inovar?

Antes de começarmos, efetivamente, com as dicas que irão melhorar o seu trabalho, é importante que você entenda um conceito que tem se tornado comum no mundo empresarial: inovação. Por definição, inovar significa tornar novo, ou, como é melhor aplicado em nosso conteúdo, introduzir uma novidade.

Sendo assim, lançamos uma pergunta: como inovar em um mercado tradicional, onde não parece haver espaço para a criação de coisas novas? É aí que está o verdadeiro desafio do empreendedor: encontrar uma inovação que torne o seu trabalho diferenciado do proposto pela concorrência.

Veja também: O que caracteriza um projeto inovador?

Veja bem, quando falamos em inovação, é comum pensar na criação de um item ou objeto, ou, quem sabe, em um novo método a ser aplicado. No entanto, não precisamos começar a nos desesperar. Inovar é gerar uma novidade dentro do “seu” projeto. Ou seja: o que você pode modificar dentro do seu segmento, de modo a melhorar a experiência do seu consumidor e, consequentemente, fazê-lo buscar por você?

Agora sim, daremos dicas legais sobre essa inovação que você pode propor.

Analise o seu consumidor

Nada vai te dar mais parâmetros de inovação do que saber o que seu consumidor espera de você. É o que dissemos anteriormente, sobre inovar dentro de seu próprio segmento. Ouça suas sugestões, analise suas reclamações e compreenda como ele se comporta. A partir dessas análises, você conseguirá criar soluções inovadoras, que tornarão o contato do seu cliente ainda mais efetivo.

Analise a concorrência

A concorrência não precisa ser apenas uma vilã. Existe uma prática chamada Benchmarking, que consiste em analisar o que os seus concorrentes têm proposto e, dessa forma, identificar quais são as boas práticas que eles têm conseguido implementar. Veja se essas práticas também são viáveis a você.

Ouça quem está ao seu lado

A sua própria equipe pode ser um laboratório de ideias. Dê espaço para que eles formulem pensamentos que tenham o interesse comum de gerar mais receita. Por vezes, quem está em contato diário com o consumidor tem mais capacidade de identificar gargalos do que quem está apenas no processo de gerenciamento.

Pesquise mais

Não é má ideia criar uma equipe ou departamento de pesquisa e desenvolvimento. Você pode enxergar isso como um custo extra, mas, na verdade, pode ser visto mais como um investimento. Afinal, quando você tem uma equipe destinada para a inovação, fica fácil encontrar ideias que sejam boas o bastante para serem colocadas em prática.

Projetos de pesquisa e desenvolvimento também são viáveis para criar novas vertentes na sua empresa. Quem sabe você descobre uma spin-off com potencial de mercado? Saiba mais sobre projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação aqui.

O ambiente também faz diferença

Ter a sua empresa em um ambiente mais colaborativo e inovador, em um conceito amplo e aberto pode contribuir para o astral e para a produtividade da sua equipe.

Ter um empreendimento é desafiador. Você precisa estar em constante reformulação, a fim de não perder o espaço já conquistado dentro do mercado. Porém, como dissemos, é possível se manter um passo à frente da concorrência e alcançar ainda mais cliente. Coloque as dicas em prática e veja como você aumentará a sua receita!

© 2019 - Instituto Órion - Todos os direitos reservados