Blog do Órion

Acompanhe o conteúdo do Parque Órion

8 de março de 2019

“Lages está de parabéns por já ter um parque tecnológico em operação e com resultados excelentes”, comenta Lucas Esmeraldino

Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo no governo Carlos Moisés da Silva, Lucas de Souza Esmeraldino é o presidente catarinense do PSL, o mesmo partido de Jair Bolsonaro. Vereador eleito em Tubarão em 2012,  Esmeraldino visitou o Orion Parque Tecnológico em passagem por Lages, dialogando com lideranças locais, empresários e políticos. O secretário conversou conosco sobre as primeiras impressões a frente da pasta.

Como você avalia a economia de SC?

Sempre foi e continua sendo o destaque nacional. O Governo Moisés vai, cada vez mais, incentivar esse setor, já que a nossa economia é orgulho para todos os catarinenses. Chegando na SDS, que é uma secretaria que vem fazendo um bom trabalho, vemos que os antigos ocupantes da pasta produziram um bom resultado também. Nesse nosso novo grupo, queremos dar continuidade às boas escolhas que já acontecem em Santa Catarina.

Qual é a estratégia da secretaria para fomentar a rede dos parques tecnológicos aqui no Estado?

Estamos a dois meses a frente da secretaria, vamos dar uma “geral”, no bom sentido, visitando como está cada fase de cada cidade, que está em atraso ou que esteja adiantado. Lages está de parabéns por já ter um parque tecnológico da rede em operação e com resultados excelentes,  recebi material de vocês com gráficos e números que enchem os nossos olhos e nos dão muito orgulho. Queremos fazer uma governança geral, e a cada município, cada local que tenha um Centro de Inovação, fazer um tripé entre Município, Universidade e Setor Produtivo, startups, poder público, como já tá acontecendo também em Jaraguá do Sul, com empresas se instalando.

A FAPESC tem um ponto fundamental nisso que o fomento a esses Parques Tecnológicos….

A FAPESC com certeza vai estar conectada debaixo do chapéu da SDS, e nós vamos dar todo o apoio possível, e o governo do estado também, para que a Fundação continue desenvolvendo esse trabalho que ela faz a frente das pesquisas, dentro das universidades, e também nos Centros de Inovação. A FAPESC também tem uma ligação, até porque o presidente da instituição, Fabio Zabot Holthausen, era o que estava a frente lá do Parque Científico e Tecnológico da Unisul, localizado em Tubarão. É alguém que tem uma experiência enorme, e nós aqui como secretário, vamos aprender muito com os Centros de Inovação que já estão instalados, e no que pudermos agregar, faremos uma grande parceria.

Confira mais detalhes da visita no vídeo no nosso canal no You Tube:

© 2019 - Instituto Órion - Todos os direitos reservados