Blog do Órion

Acompanhe o conteúdo do Parque Órion

12 de fevereiro de 2019
Categorias Orion Parque

Secretário de Educação de SC conhece o Orion Parque

Na manhã desta terça-feira (12), o Orion Parque Tecnológico recebeu a visita do novo secretário de Estado da Educação, em Santa Catarina, Natalino Uggioni. Além de Uggioni, estiveram também, presentes, a representante regional da Gerência de Educação, Claudia Maria Coelho Pezzi, além do prefeito e do vice-prefeito de Lages, Antônio Ceron e Juliano Polese, respectivamente, além de representantes do IFSC de Lages e de inovadores .

Conversamos brevemente com o secretário Uggioni sobre ações da Secretaria e o Orion Parque. Confira:

Qual é a importância, para a Secretaria, ter Centros de Inovação pulverizados pelo Estado e também dentro de uma agenda de atividades da sua pasta?

Eu vejo o Centro de Inovação como um “desembocadouro”, digamos, de todo o trabalho que a gente faz de inovação e, principalmente, de fomento ao empreendedorismo. Nós temos algumas boas ações e iniciativas que têm gerado boas ideias. Essas ideias precisam de um espaço, de um ambiente adequado, e o Centro de Inovação é esse ambiente certo para isso. Nós já temos algumas iniciativas, mas elas tem sido bastante pontuais. O que nós temos pontuado, tanto para o Orion Parque, como para a nossa equipe da Gerência Regional de Educação (GERED), é que trabalhemos de forma continuada, tanto a médio como a longo prazo. Que essas sementinhas sejam regadas e germinem, para que tenhamos ainda melhores frutos. Da parte da Secretaria de Educação, são iniciativas que terão todo o apoio permanentemente.

Além do Centro de Inovação de Lages, a ideia é que ele seja um exemplar de uma rede de quase 13 Centros pelo Estado. Existe a expectativa que todo esse trabalho que deve ser feito, seja também pensado nessa rede?

Queremos replicar para toda rede, exatamente. Como comentava há pouco, quando a gente vê as boas experiências de países que são referências, como a Espanha e a cidade de Barcelona, que tem sido referência para gente em Santa Catarina, a gente vê como está hoje, mas não faz ideia de como foi o início deles, depois de todo esse tempo. Talvez tenham passado por realidades até piores que aquelas que passamos hoje. Como eles conseguiram, nós, hoje, também estamos conseguindo. E haveremos de conseguir ainda melhores resultados se trabalharmos permanentemente. Não é uma ação para se ver resultado em um curto prazo. É muito importante que a gente tenha essa percepção. Não estamos fazendo para agora, estamos fazendo para o Estado de Santa Catarina, e essa é uma ação que precisa ser trabalhada continuamente.

© 2020 - Instituto Órion - Todos os direitos reservados