Blog do Órion

Acompanhe o conteúdo do Parque Órion

28 de janeiro de 2019
Categorias Empresas

Conheça a Turma da Árvore

A Turma da Árvore iniciou em setembro de 2017, mas só no ano passado a empresa foi consolidada e o projeto apresentado ao Orion Parque.  Ainda no ano passado, a empresa apresentou sua inovação sustentável em Harvard e foi caracterizada como a primeira empresa do mundo a visar lucro e cuidar do meio ambiente e das pessoas.

A iniciativa é criar unidades habitacionais de baixo custo que atendam dados do IBGE .  Os modelos são em linha de série e a capacidade de produção pode ser 6 casas ao dia. “Queremos auxiliar as pessoas a terem uma vida digna”, comenta Alessander Comandolli, diretor geral da Turma da Árvore.

Iniciativas sustentáveis que fazem a diferença, a Turma da Árvore esteve na cidade de  Mariana em Minas Gerais fazendo expedição para conhecer de perto os impactos causados na tragédia ocorrida em 2015, após o rompimento de uma barragem.

Acompanhe nosso bate-papo com Alessander Comandolli, diretor geral da Turma da Árvore

Quais os objetivos da Turma da Árvore?

Atender os 17 pilares de desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), que englobam: erradicação da miséria, fome zero, boa saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água limpa e saneamento, energia acessível e limpa, emprego digno e crescimento econômico, indústria inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumi e produção responsáveis, combate ás alterações climáticas, vida debaixo d’ água, vida sobre a terra, paz, justiça e instituições fortes, parcerias em prol das metas. Servir de modelo para 193 países.

Por que investir em construções altamente sustentáveis?

A construção e pós-construção devem amenizar os impactos à natureza, reduzindo o máximo possível os resíduos e utilizando com eficiência os materiais e bens naturais, como água e energia. Queremos proporciona o bem-estar e transformar o tempo dedicado ao trabalho numa atividade satisfatória.

Qualidade da madeira gera maior economia?

A madeira de procedência sustentável e engenheira fazem parte do DNA da nossa região. O uso da madeira e outros materiais naturais em complemento ao concreto é uma tendência mundial com ótimos resultados arquitetônicos. Deve ser mais barato que os sistemas construtivos convencionais. Utilizando tecnologia e materiais da região, o projeto deverá apresentar um custo financeiro menor que o convencional.

O futuro será com casas pequenas e sustentáveis?

A tecnologia avança em todas as direções e altera os costumes. Mais do que nunca é preciso estar preparado para essas mudanças, o futuro está mais próximo que imaginamos. Uma nova geração, mais conectada e 100% tecnológica exigirá novas soluções, mais baratas, sustentáveis e inovadoras. Paradoxalmente, quando se trata de sistemas construtivos habitacionais, os brasileiros dispõem das mesmas soluções há séculos

Como será a  linha de montagem?

As casas com estilo americano custam de R$ 15 a R$ 65 mil, não precisa de fundação, pode ser financiada e ainda podem ser unidades habitacionais transportáveis.

Quais os pilares da Turma da Árvore?

Pilares que alimentam as raízes são: causa nobre, catalizadores, agentes financiadores e multiplicadores e frutos. Focamos em ser ecologicamente corretos, economicamente viáveis, socialmente justos.

E o fomento na geração de empregos?

Até agora geramos 17 empregos operacionais e negócios e para o próximo mês teremos a contratação de mais cinco profissionais.

© 2019 - Instituto Órion - Todos os direitos reservados