Blog do Órion

Acompanhe o conteúdo do Parque Órion

9 de janeiro de 2019
Categorias Inovação

O que caracteriza um projeto inovador?

O que faz um projeto ser inovador em relação a outros? Podemos selecionar atitudes ou ideias que fazem um projeto ser inovador? Existe uma receita para fazer um projeto inovador?

Alguns estudos mostram que existe alguns pontos que podem ajudar na criação de um projeto inovador e fazer, assim, que ele se torne sucesso.

Na construção de um projeto inovador não basta apenas pensarmos na viabilidade do projeto, no seu custo e retorno financeiro.

É necessário pensar na venda do seu projeto ainda em construção, para que ele seja patrocinado e você consiga recursos para colocá-lo em funcionamento, em prática.

Nesse artigo, vamos trazer algumas dicas retiradas do livro “Made To Stick: Why Some Ideias Survive and Others Die” (em português, Ideias que Colam: Por que algumas ideias pegam e outras não), de Chip Heath e Dan Heath, para que você consiga entender por que alguns projetos se tornam inovadores e obtém sucesso mundial.

Mas o que todos esses projetos têm em comum?

Quem sabe você não cria um projeto de sucesso? O que um projeto precisa ter para ser inovador?

  • Simplicidade 

Antes de tudo, um projeto inovador tem que partir de uma ideia simples. Ou seja, para construir um projeto inovador e fazer com ele cole e faça sucesso, é necessário retirar todos os pontos que sejam superficiais.

O projeto inovador tem que ter uma essência e ser condensado. A simplicidade, trabalhada com a essência daquilo que se faz, são duas das principais dicas para inovar em determinada área.

  • Surpresa

Para o seu projeto fazer sucesso ele precisa causar curiosidade e interesse para seu público-alvo.

Primeiro é necessário mostrar a necessidade para as pessoas, para depois então trazer a solução. Preenchendo essa necessidade, só assim ele irá colar.

  • Projeto concreto

Para fazer sucesso, um projeto inovador deve ser concreto, palpável aos consumidores.

A concretude é muito importante para o ser o humano, pois ele traz segurança e confiabilidade.

Pense em projetos que tragam praticidade e concretude para os consumidores que deseja alcançar.

  • Confiabilidade

As pessoas têm que confiar no seu projeto, mas como faz isso? Como fazer com as pessoas confiem e acreditem no seu projeto?

Você tem que sustentar as suas ideias e a confiabilidade e credibilidade do seu projeto só vem com o tempo, depois que ele for posto em prática, à prova.

  • Sentimentalismo

Para o projeto ser inovador e fazer sucesso, as pessoas têm que se preocupar com ele. Seu projeto tem que despertar algum tipo de sentimento nas pessoas.

E esse sentimento deve ser bom, influindo na questão de produzir a necessidade nas pessoas. Por exemplo: “Eu preciso disso, pois esse objeto me faz querer ou me faz sentir determinado sentimento”

  • Criar histórias sobre o seu projeto

Utilizar histórias para referenciar o seu projeto é uma excelente estratégia.

As histórias fazem com que as pessoas pensem em suas próprias vidas e muitas vezes se sintam colocadas naquela situação.

Assim, quando por exemplo, o produto conta a história que você já passou ou que seja algo que te sensibilize, fica muito mais fácil fazer com que ele cole nos consumidores alvos. Isso se chama storytelling.

Sendo assim, esperamos que com as dicas do livro “Ideias que colam” você tenha compreendido melhor sobre como os projetos ser tornam inovadores.

Compartilhe esse texto e nos conte sobre o que achou dele.

Será que em 2019 você será um novo empreendedor inovador?

Arrisque, talvez aquela ideia antiga e escondida possa se tornar um projeto inovador e mudar a vida de muitas pessoas que estão ao seu redor e, quiçá, gerar impacto no mundo inteiro.

 

© 2019 - Instituto Órion - Todos os direitos reservados