Blog do Órion

Acompanhe o conteúdo do Parque Órion

19 de dezembro de 2018
Categorias Dicas

O que a sua empresa precisa para acelerar o crescimento

Vamos propor uma reflexão para começar o texto: Quantas das empresas que você conhece, com mais de uma década de existência, cresceu mais que 10% no último ano? E quantas com mais de um século de existência? Se parar um momento para refletir vai perceber que todas as empresas que crescem muito são inovadoras em suas soluções.

Como exemplos podemos citar as que estão altamente atreladas à tecnologia, como iFood, Uber, 99taxi, Nubank, entre outras.  Todas essas empresas mais que dobraram seus tamanhos nos últimos anos. O que todas elas têm em comum? Elas vendem mais que produtos – vendem inovações, conforto, agilidade e tudo isso com qualidade.

Como você pode ter percebido, grande parte das inovações não é oriunda de grandes empresas, mas sim de startups. Grandes empresas até podem ser robustas e sólidas, mas isso não significa agilidade e estruturas aptas à rápida transformação que o mercado vem requisitando junto com a tecnologia.  Uma startup, por definição, consiste numa empresa emergente com grande poder de crescimento. Existem características predominantes em startups bem definidas.

Entre elas podem ser destacadas a ausência do poder estrutural, como grandes empresas na área industrial ainda se mantém. O principal produto das startups, na maioria das vezes, é algo que não é físico, mas sim uma tecnologia, um serviço ou ainda uma solução. Mas o que essas empresas emergentes fazer para acelerar o crescimento? Existe alguma fórmula ou passo a passo? A resposta é que existem várias condições que podem auxiliar sua empresa a crescer mais rapidamente. Confira alguns exemplos:

Utilização de coworkings

Coworkings podem ser entendidos como escritórios compartilhados. É praticamente um local dividido entre várias empresas que desejam reduzir custos e compartilhar tanto a infraestrutura quanto os serviços. No quesito infraestrutura temos como exemplo o espaço físico, as mesas, cadeiras, computadores, salas e tudo mais. Nos serviços, os custos que podem ser compartilhados incluem meios como energia elétrica, internet, água e até mesmo secretariado.

A utilização de coworking traz uma série de benefícios como redução dos custos, aumento do número de relações da sua empresa, isso é, com as empresas que dividem o mesmo local, entre outros. Outro interessante exemplo é que existem planos de coworking espalhados por todo mundo. No Brasil, por exemplo, é possível contratar um plano e então utilizar diferentes escritórios em diferentes regiões, de acordo com a necessidade e disponibilidade.

Participar de uma incubação

Uma das principais dificuldades no início de um empreendimento é dar o start. No começo é preciso descobrir as burocracias, formas de trabalho, métodos de solução de problemas, entre muitas outras dificuldades. Para isso existem as incubadoras de empresas, que tem como principal objetivo auxiliar novas empresas fortalecendo-as e guiando-as nos primeiros passos.

Sendo assim as incubadoras de empresa tem um ambiente que é totalmente planejado para desenvolvimento e execução de novos projetos. Para atingir o objetivo as incubadoras oferecem todo suporte técnico, administrativo e gerencial  com o intuito de auxiliar novos empresários em seus primeiros passos.

Existem várias empreendimentos como o Orion Parque Tecnológico que oferecem suporte para novas empresas. O Orion Parque Tecnológico conta com inúmeros projetos que vão desde parcerias com governo estadual e federal até incubação de empresas e espaços de coworking. Aconselhamos melhor a leitura de alguns de nossos projetos para que possamos construir um empreendimento frutífero, próspero e inovador.

E você, leitor, qual acha que é a principal ferramenta de sucesso das startups e pequenas empresas? É todo o suporte, é a ausência de uma estrutura física que em muitas vezes é onerosa ou alguma outras? Deixe suas dúvidas ou respostas nos comentários para que possamos melhor debater sobre o métodos para acelerar o crescimento de empresas.

© 2019 - Instituto Órion - Todos os direitos reservados