Blog do Órion

Acompanhe o conteúdo do Parque Órion

17 de dezembro de 2018
Categorias Empresas

Conheça a Reconsidere

A separação correta do lixo e a destinação dele nem sempre são realizadas de maneira eficaz. Na maioria das vezes, acabam sendo descartadas de forma irregular, permanecendo nas lixeiras expostas nas ruas.

Para acabar com esse transtorno, um aplicativo foi desenvolvido para exercer a gestão sustentável de resíduos sólidos pela reengenharia do processo de reciclagem, consultoria e prestação de contas, com um inovador modelo de coleta, trazendo novos benefícios aos envolvidos: cidadãos, empresas, indústrias e municípios.

O Reconsidere é um aplicativo multiplataforma, que permite o agendamento de coletas em domicílio e empresas, sem a necessidade de um contato pessoal, e com a garantia de que o material sempre será coletado, pois a logística de transporte é baseada em análise de dados e a coleta será realizada sob demanda.

Atualmente a coleta de lixo destinada para reciclagem é quatro vezes mais cara do que a coleta de lixo comum. O alto custo da coleta seletiva se dá por não haver boa comunicação entre as partes.

Acompanhe o nosso bate-papo com o Raul Capistrano, sócio proprietário da Reconsidere

É possível um aplicativo que pudesse facilitar a coleta de lixo e amenizar os problemas?

Essa é a proposta da Reconsidere, uma gestão sustentável de resíduos pela reengenharia do processo de reciclagem, prestação de contas, com um inovador modelo de coleta, trazendo benefícios aos envolvidos.

De um lado temos o doador, que não encontra o destino para o seu material, e do outro temos o coletor que não conhece seus doadores e tem dificuldade na logística da coleta.

Isso pode mudar através do aplicativo Reconsidere.

Quais são as vantagens?

Com eles, os doadores poderão agendar sua coleta e com isso poderá ser montado uma rota de coleta. Assim, são melhores administrados os custos de transporte do material e o tempo dedicado a essa tarefa. Além disso haverá agilidade na triagem dos materiais, evitando desperdício e contaminação e também reconsidera a forma de como indústrias e empresas tratam o material produzido, fornecendo consultoria e gerando relatório dos matérias reciclados.

O que proporciona o Reconsidere?

Proporciona aos doadores facilidade, sentimento de recompensa, e uma nova forma de descarte. A logística aplicada ao transporte otimiza as rotas, o tempo e o esforço gasto, para coletar materiais, gerando assim um aumento na arrecadação para empresas de reciclagem, que obtém maior segurança ao receber o material já pré-selecionado em um novo nível qualidade, exigindo menos da sua linha de triagem, pois o material é classificado na fonte tendo mais agilidade e eficiência.

E para as indústrias?

Essas ganham agilidade, visibilidade, eficiência e economia.

Como funciona?

Para dar fim ao lixo misturado, o aplicativo dispõe de um cadastro, direcionando o coletor ao endereço da residência específica, que deseja fazer a destinação correta desses materiais.

A novidade é que quando mais pessoas se cadastrarem pelo aplicativo, será possível organizar rotas de coletas, com isso haverá otimização de custos e da rota a ser seguida pelo catador.

Quando estará em prática?

Nosso cronograma é entregar em janeiro o Mínimo Produto Viável (MVP) e em parceria com a prefeitura de Lages, realizar testes com os catadores e a cooperativa de reciclagem. Com o tempo vamos percebendo o que realmente será viável.

© 2019 - Instituto Órion - Todos os direitos reservados