Blog do Órion

Acompanhe o conteúdo do Parque Órion

6 de novembro de 2018

Conheça o ilergic

Você que tem algum tipo de alergia, doença celíaca ou restrição alimentar, sabe que nem sempre encontra produtos adequados para suprir as suas necessidades. Mas agora a sua vida pode mudar e você poderá se alimentar com mais facilidade. Essa melhoria vem com uma plataforma que realiza buscas e encontra os melhores produtos, além de orientar se você deve ou não consumir. O nome dessa plataforma é ilergic e já está disponível para você utilizar!

Plataforma premiada

A ilergic faz parte das empresas incubadas no Orion Parque Tecnológico, por meio do Orion Lab. Este projeto é mais um dos aprovados no programa Sinapse da Inovação, iniciativa da FAPESC que premia anualmente os projetos mais inovadores de Santa Catarina.

Conquistando o país

Com mais de mil usuários ativos, o ilergic vem ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional. Dentro do aplicativo, os usuários trocam informações sobre quais produtos têm melhor aceitação e quais não devem ser consumidos. Dentro da plataforma você pode encontrar outras pessoas com a mesma restrição, que compartilham as suas experiências com determinados produtos.

 

Qualidade de vida em primeiro lugar

De acordo com o cofundador Felipe Amaral, a melhoria na qualidade de vida vem ganhando força. “Costumamos dizer que é saúde além dos rótulos, saber se um determinado produto contém exatamente as propriedades que oferta, isso transforma a vida dos que convivem com alergias, intolerância ou doença celíaca”.

De acordo com pesquisas nacionais, mais de 70% da população adulta do nosso país tem algum tipo de restrição alimentar. Entre as mais populares, está a intolerância à lactose, que já está presente em grande parte das famílias brasileiras.

Bate-papo com Felipe Amaral, cofundador do ilergic

Como surgiu a ideia de ajudar as pessoas com algum tipo de intolerância alimentar?

A ideia surgiu após conhecermos muitas pessoas que já tinham algum tipo de intolerância e não sabiam ao certo como cuidar disso. Foi então que em 2017 o projeto foi desenvolvido. Hoje, já somos em três sócios, um colaborador e temos a felicidade de ter um empresa investindo na nossa ideia.

Por que desenvolver uma plataforma para atender o público alérgico?

O número de pessoas que possuem algum tipo de alergia, intolerância ou doença celíaca cresce a cada ano. Pensando nisso, o ilergic foi criado para facilitar a vida das pessoas que possuem complicações na hora de procurar o produto ideal para a sua necessidade. Com isso, o aplicativo o auxilia a avaliar se os produtos devem ou não ser consumidos.

Como o ilergic funciona?

Certamente o ilergic é uma solução multiplataforma (Android, IOS e Web) que auxilia pessoas com algum tipo de restrição alimentar, ou que desejam parar de consumir algum tipo de substância presente nos alimentos. O usuário poderá buscar produtos disponíveis em estabelecimentos comerciais sem necessariamente estar no local, ou poderá escanear produtos através da ferramenta que fornecerá dados de consumo referentes ao seu perfil de reagentes. Já pelo aplicativo, é preciso cadastrar o perfil, destacando os reagentes de alergia, intolerância ou doença celíaca. O usuário também poderá participar da comunidade e contribuir com informação de consumo para auxiliar novos usuários.

O que vem de novo na plataforma para os próximos meses?

Sim, a novidade para os clientes é uma nova funcionalidade no aplicativo. A inclusão de rótulos de diversos produtos, informando se há ou não restrições, assim fica mais fácil chegar no supermercado e realizar a compra sem medo de alguma reação alérgica. Quanto mais troca de informação houver, melhor conseguimos ajudar os nossos usuários.

Quais são as metas para 2019?

Queremos expandir para a América do Sul, em países como Uruguai, Chile e Argentina, assim como para o continente asiático, em países como Tailândia e Índia. Por isso temos o intuito de deixar a plataforma completa, com instruções, pesquisas, melhores rótulos, relatos de pessoas que já utilizam os produtos, indicação de médicos alergistas, atendendo a todos os públicos.

O que vocês encontraram no Orion?

Aqui, cada dia é um ganho em qualidade e aperfeiçoamento, as mentorias nos ajudam a enxergar onde devemos melhorar e redesenhamos as nossas soluções. São muitas oportunidades.

© 2019 - Instituto Órion - Todos os direitos reservados