Blog do Órion

Acompanhe o conteúdo do Parque Órion

Órion Parque
8 de outubro de 2018
Categorias Dicas, Inovação, PD&I

Como inscrever projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I)?

O processo de seleção de projetos PD&I ocorre no Centro de Inovação de Lages, Santa Catarina. Inicialmente é preciso compreender o que é um centro de inovação. Entende-se por Centro de Inovação toda comunidade que promove cultura e inovação e, no meio do processo, é responsável por capacitação pessoal. Além disso conecta inúmeros agentes inovadores, profissionais liberais, startups, laboratórios e, assim, cria um centro com espaço físico para desenvolver, produzir e comercializar novos produtos.

Pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) consiste em um trabalho com o objetivo de aumentar o conhecimento de toda sociedade. A partir dos novos conhecimentos são possíveis o desenvolvimento de novas aplicações, inovando no mercado. As atividades englobadas pelo PD&I, como o próprio nome sugere, são: pesquisa básica, pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental.

A pesquisa básica tem como principal finalidade o aprendizado de novos conhecimentos. A pesquisa aplicada também tem como uma das finalidades o aprendizado, mas a principal diferença é que ela tem um objetivo prático de aplicar o conhecimento. O desenvolvimento experimental é o uso dos conhecimentos básicos e aplicados para promover produtos, serviços, procedimentos ou dispositivos inovadores. À seguir apresentaremos alguns itens fundamentais para que conheça ainda melhor do processo de seleção.

Objetivo do projeto PD&I

O projeto busca como resultados uma maior propagação do conhecimento e, consequentemente, uma maior aplicação do mesmo para desenvolver novos produtos, serviços ou quaisquer outros processos capazes de agregar valores ao Centro de Inovação, à sociedade e a toda economia da região.

Vagas para o projeto PD&I

São disponibilizadas até três vagas para ingressar no Centro de Inovação. Os candidatos elegíveis para as vagas são empresas que têm a capacidade de utilizar a infraestrutura, ambiente e toda a ampla variedade de serviços oferecidos para tornar viável a pesquisa e desenvolvimento do projeto.

Inscrição do projeto PD&I

A inscrição tem uma taxa de R$ 100,00 para cobrir os custos de avaliação do projeto. No ato da inscrição existe a necessidade de entregar uma série de documentos em duas cartas distintas. Os documentos incluem: cópia do RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, CNPJ, prova de regularidade com FGTS, entre outros.

O processo de seleção do projeto PD&I

O processo de seleção pode ser dividido em duas partes: homologação e seleção dos projetos. Na primeira é analisada toda a documentação de cada projeto PD&I entregue na inscrição. A segunda etapa por sua vez é um processo seletivo que é conduzido por uma comissão de avaliadores ad-hoc, que avalia apenas as empresas aprovadas na primeira etapa.

Regulamentos adicionais do PD&I

A empresa tem prazo de permanência de até quatro anos para desenvolvimento do PD&I no Centro de Inovação. Apesar de não ser um requisito obrigatório, é desejável que os projetos sejam relacionados às áreas de TI, Comunicação, Biotecnologia, Automação, Economia Verde e Tecnologia da Madeira. Além disso, todas as empresas selecionadas dispõem de espaços físicos reservados, individuais ou compartilhados, dependendo da necessidade. O uso dos espaços coletivos do Centro de Inovação como salas de reunião, áreas de lazer, sala de treinamento e auditório podem ser utilizados pelas empresas selecionadas.

As empresas com o projeto de PD&I selecionados têm a responsabilidade de arcar com os custos que superem o dimensionamento estabelecido. Acrescentando-se que toda alteração nas instalações com itens como equipamentos, acabamentos ou semelhantes necessitam de prévia autorização formal do Centro de Inovação. Sobretudo a empresa selecionada deve cumprir com todas as cláusulas presente no edital e no contrato.

Empresas ainda em processo de desenvolvimento, mas com maturidade suficiente para ingresso no programa ÓrionLab, podem entrar no programa através de modalidade PD&I, facultando assim a possibilidade de ingresso no edital de residência do Centro de Inovação desta mesma modalidade.

Compreendeu o que é a projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Órion Parque? O que achou? Gostaria de participar? Deixe a sua dúvida ou sugestão nos comentários para que possamos responder da forma mais rápida possível.




© 2018 - Instituto Órion - Todos os direitos reservados