Blog do Órion

Acompanhe o conteúdo do Parque Órion

Órion Parque
11 de setembro de 2018

Como está a gestão do tempo e a produtividade da sua equipe?

Para uma equipe de marketing, a gestão do tempo e da produtividade são essenciais. Muitas vezes, o gerente não está em sua estação de trabalho e não tem meios para gerenciar o tempo e as tarefas dos seus colaboradores. Se você está com dificuldades para entender o que cada membro da sua equipe está fazendo, ou se não está sabendo realmente gerenciar seu tempo com efetividade, leia esse artigo até o final.

Controlar o tempo é necessário sempre! Seja em casa, no trabalho, faculdade, vida pessoal, não devemos, apenas, organizar o que iremos fazer, mas também precisamos encontrar maneiras para que tais tarefas possam ser executadas, com eficácia, dentro do prazo necessário.

Confira abaixo quatro dicas que podem te auxiliar a gerenciar o tempo da sua equipe:

1) Planeje o seu dia

No dia anterior, ou logo no começo da manhã, organize as atividades que precisará realizar. Assim, você terá uma prévia abrangente do que será necessário fazer e, eventualmente, remanejar alguma tarefa.

Não deixe as tarefas simplesmente “atropelarem” você na sua rotina diária. A grande vantagem do planejamento, na gestão de tempo, é que o colaborador tome decisões antecipadas e não prejudique o próprio desempenho em suas tarefas agendadas.

2) Não permaneça muito tempo em um só processo

Todos os dias possuímos novos desafios, tarefas, problemas, dificuldades e o mínimo aceitável é sempre fazer tudo com excelência! Se você está há muito tempo em um mesmo processo e não está mais rendendo, pause, descanse e dê o start em outra tarefa. Esse é um dos grandes princípios que utilizamos dentro da nossa agência.

Você já ouviu falar no método Kaizen? Você deve buscar sempre melhoria contínua em seus processos. Não aceitamos um site “meia-boca”, nem um e-mail “mais ou menos”. Para essa melhoria, você deve ter o envolvimento e o comprometimento dos funcionários com a organização.

3) Utilize a Tríade do Tempo

A Tríade do Tempo é uma das mais conhecidas metodologias de organização, desenvolvida por Christian Barbosa. Serve para ajudar a organizar e medir a produtividade de um profissional. Trata-se de uma metodologia de planejamento pessoal que ajuda o indivíduo a organizar sua vida e, dessa forma, se tornar mais produtivo e ter uma vida mais equilibrada.

Porém, como colocar em ação? O primeiro passo é a classificação de cada uma das tarefas. Sempre comece pelas tarefas importantes e urgentes: as importantes possuem prazos e resultados, enquanto as tarefas urgentes já passaram do tempo em que deveriam ser realizadas ou possuem uma janela de tempo pequena. As tarefas circunstanciais, por sua vez, são aquelas que não passam de desperdício de tempo.

4) Tenha um software para controle do tempo

Por fim, a última e mais valiosa dica! Não basta querer controlar tudo em uma agenda ou em uma planilha do Excel. Hoje no mercado temos vários softwares que ajudam no processo de controle de tempo como: Neotriad, Runrun.it e o Bitrix24. Este último (Bitrix) é o que utilizamos atualmente na agência e é muito completo. Nele, além de gerenciar tempos e tarefas, temos integrações com projetos, CRM, marketing e muitas outras características.

Utilizar ferramentas como essas pode parecer querer controlar muito o ambiente de trabalho, ou parecer regrado em demasia, mas o fato é que isso ajuda muito no fator produtividade (a Lands é a prova disso). Ter controle sobre algo que precisa ser feito, e saber administrar seu tempo, é algo valioso para entregar melhores resultados e obter altos níveis de excelência em seus trabalhos.

Quais são suas dificuldades em relação à organização do tempo da sua equipe? Você usa algum método específico como SCRUM ou algo do gênero? Deixe seu comentário abaixo, adoraremos debater sobre o assunto!

Por Felipe Zimmermann Arruda, Gerente de Marketing da Lands Agência Web, mentor parceiro do Órion Parque Tecnológico




© 2018 - Instituto Órion - Todos os direitos reservados