Blog do Órion

Acompanhe o conteúdo do Parque Órion

Órion Parque
3 de setembro de 2018
Categorias Coworking, Dicas, Empresas

Principais vantagens do Coworking

Você sabe o que é coworking? Coworking consiste em um modelo de trabalho baseado no compartilhamento do espaço com diferentes empreendedores. Sendo assim, é como se fosse um escritório compartilhado, podendo ser utilizado por empreendedores, profissionais liberais, estudantes ou qualquer outro público interessado. Além disso, não é necessário que os profissionais que utilizem o mesmo ambiente tenham a mesma área de atuação.

A ideia do coworking é muito recente, começando por volta do ano 2000. Apesar disso, tem crescido muito em todo mundo, inclusive no Brasil. Sabendo o que é coworking, temos que nos perguntar, quais as vantagens do coworking? O coworking possui inúmeras vantagens, entre elas: um maior contato com outras empresas e funcionários, aumento da produtividade, desenvolvimento de novas ideias e maior economia financeira.

Desenvolvimento do networking

Vamos então destacar, uma a uma, as vantagens do coworking? Vamos começar pelo maior contato com um maior número de empresas e funcionários. Criar e estabelecer uma rede de contatos é chamado também de networking. O networking por si só tem outras tantas vantagens.

Veja um exemplo da utilização de networking. Imagine que você precisa contratar alguém. Se você conhece poucas pessoas, terá poucas pessoas para oferecer a vaga de emprego. Se conhecer mais pessoas, a possibilidade de o perfil de uma das pessoas atender à vaga que disponibiliza aumenta. Sendo assim, quanto mais pessoas conhece, maior seu networking.

Aumento da produtividade

Outra importante vantagem do coworking é o aumento de produtividade. O aumento de produtividade é resultante de inúmeros fatores. Um deles é um ambiente, na maioria das vezes, mais focado. Outro é a competitividade natural do ambiente. Podemos destacar também o compartilhamento de métodos de trabalho, que pode ser muito útil para aprender a realizar tarefas de forma mais eficiente, economizando tempo e, consequentemente, diminuindo os gastos financeiros.

O aumento da produtividade pode ser também de outra forma. Imagine que tenha uma empresa que precise de uma solução de tecnologia. Se tiver uma empresa do ramo tecnológico no mesmo local de coworking ela pode lhe ajudar em seus problemas de forma mais amigável que uma empresa que não compartilha do mesmo espaço. Podemos perceber assim que as empresas que compartilham um mesmo local tendem a priorizar empresas próximas para que possam crescer juntas.

Dinâmicas em grupo

Conhecer pessoas de outras áreas e ramos faz com que seja possível aprender com seus sucessos e fracassos e, assim, a possiblidade de incorporar o conhecimento do próximo no próprio empreendimento. Conhecer novas pessoas, conversar e desenvolver novas experiências podem resultar em um fruto muito importante: ideias.

Ideias são extremamente importante no mundo de hoje. A maioria das ideias é resultante da observação de uma situação ou da tentativa de resolver um problema. Mas note que é necessária uma situação ou um problema, e ambos você pode conseguir conversando com outras pessoas da mesma área ou de diferentes ramos de trabalho.

Diminuição de gastos

Uma vantagem de compartilhar um escritório é uma redução de gastos. Imagine uma recepção integrada para todas as empresas do coworking. Assim é necessária apenas uma despesa em comum, como uma recepção, que pode ser dividida proporcionalmente para cada empresa que utiliza o serviço. O mesmo pensamento é possível fazer quanto aos móveis, serviços como telefonia e internet, entre muitos outros.

Mas, agora chega uma importante pergunta: onde encontrar um coworking? Existem poucos locais no Brasil que disponibilizam coworking, mas podemos citar, como referência, o espaço Bellatrix e o Coworking Centro de Inovação do Órion Parque. Ambos os locais são extremamente indicados e vale a pena dar uma olhada, as vantagens. Você pode conferir mais sobre o espaço Bellatrix clicando aqui e sobre o Coworking Centro de Inovação clicando aqui. Ficaram claras as vantagens de aderir ao coworking? Ficou alguma dúvida? Deixe sua opinião ou comentário a respeito dos benefícios do coworking.




© 2018 - Instituto Órion - Todos os direitos reservados