Blog do Órion

Acompanhe o conteúdo do Parque Órion

Mulheres Connect centraliza atividades femininas promotoras de inovação social

Ação do ÓrionConnect quer focalizar movimentos que engajam e empoderam mulheres na região

No próximo dia 11 de agosto, sábado, o Órion Parque Tecnológico sediará a primeira edição do Mulheres Connect, evento ligado ao empoderamento feminino do projeto ÓrionConnect – iniciativa de inovação social presente no Parque Tecnológico desde o ano passado.

Inovação social é mais que um conceito da moda. De acordo com a publicação inglesa Stanford Social Innovation Review, inovação social pode ser traduzida como “uma nova solução para um problema social; uma solução mais efetiva, eficiente, sustentável ou justa do que as soluções já existentes e cujo valor gerado beneficia, prioritariamente, a sociedade como um todo e não apenas alguns indivíduos”.

São três os braços de atuação do ÓrionConnect: Empoderamento da Melhor Idade, Empoderamento Jovem e Empoderamento Feminino. A ideia do Mulheres Connect é ser uma roda de conversa, mostrando diferentes possibilidades de trabalhos relacionados a conhecimentos básicos e orientações sobre emancipação feminina, saúde, emprego, empreendedorismo e outras questões que se apresentarem necessárias ao público interessado.

“O objetivo do Mulheres Connect é promover conexão entre as iniciativas já existentes na cidade relacionadas às mulheres e feitas por elas. Dessa forma, o projeto terá conhecimento mais amplo do que pode vir a contribuir, fortalecer, e criar junto a essas mulheres. No entanto, o objetivo macro é empoderar através do conhecimento, promovendo ações conjuntas de fortalecimento das mulheres”, comentou Marina Severo, redatora e umas das mediadoras da ação.

Região é campeã em casos de violência doméstica

A proposta é contextualizar, apresentar e desenvolver a compreensão do conceito de “empoderamento feminino” e os princípios desenvolvidos no engajamento das mulheres, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

A serra catarinense, infelizmente, é uma das campeãs em preconceitos e conceitos machistas, com um olhar bastante conservador para as questões femininas/feministas. As estatísticas são assustadoras quando avaliamos números de violência doméstica, feminicídio e acesso a programas de saúde.

Uma das metas do programa Mulheres Connect é atingir justamente as diferentes atitudes já em curso na região, organizando uma rede atuante que fortaleça e engaje cada vez mais participantes.

“Cada mulher que conquista o empoderamento consegue se reconhecer como uma parte importante da sociedade e, principalmente, reconhecer-se, reconciliar-se consigo mesma; é uma conquista para todos. Todos ganham com uma sociedade reconstruída sob bases mais iguais, justas e respeitosas aos direitos das mulheres”, lembrou a engajada Marina, lageana que é conhecida como Nina e há mais de cinco anos atua em causas feministas.

ÓrionConnect busca reforçar tripé de atuação

Para o coordenador do ÓrionConnect, Pedro Ceron, o trabalho de inovação social está apenas começando a ser desenvolvido na região. “O grande desafio é esse: reunir conteúdo de qualidade com relevância, para exercitar ele de alguma forma, seja via workshop, palestras, reuniões, rodas de conversa, seja em atividades dentro e fora do parque. Nossa meta é que as pessoas que estão inseridas nesses três pilares consigam vislumbrar, nesse mundo de transformações, em caminho para se desenvolver e sentirem-se atraídas para isso”, valorizou o publicitário.




© 2018 - Instituto Órion - Todos os direitos reservados