Blog do Órion

Acompanhe o conteúdo do Parque Órion

26 de setembro de 2012
Categorias Sem categoria

20 empresas mais influentes para o setor e governo do país

As empresas de tecnologia lideram o ranking das mais influentes do país, em um estudo feito pela europeia YouGov entre julho e agosto deste ano 

Google é a empresa que mais influencia as decisões do governo brasileiro em relação às diretrizes e ainda serve de principal inspiração para as outras companhias. Apple aparece em segundo lugar, seguida da Microsoft, enquanto o McDonald´s aparece em vigésimo lugar, segundo o estudo Thought Leaders 2012 – As Empresas Mais Influentes do Brasil, feito pelo instituto europeu YouGov. 

Entre julho e agosto, o instituto ouviu mais de 200 formadores de opinião no Brasil em quatro grupos de interesse – empresas, governo, mídia e ONGs / Academia – para mostrar o que eles pensam sobre a atuação das companhias no país. 

Como resultado, a pesquisa trouxe quais são as melhores companhias de acordo com três critérios: as que influenciam de modo positivo as principais diretrizes sociais e econômicas do seu ramo de atuação; as que se mantêm íntegras em todos os seus aspectos decisórios e as que mais trazem inovações de conceito ou serviço a ponto de mudar as expetativas do consumidor e/ou os padrões da indústria na qual atuam. 

Peculiar 

O ranking é liderado por empresas de tecnologia, as que mais trazem novidades e mudança de comportamento social com seus produtos e serviços. Porém, ao contrário do que mostrou a pesquisa na Europa e Estados Unidos, Twitter e Amazon são nomes fora do páreo nesses quesitos, segundo a opinião dos brasileiros. 

Das 20 listadas, apenas sete são brasileiras. \”Um forte indício de que as companhias nacionais não são tão eficientes em lidar com sua recputação e influenciar seus mercados como suas rivais internacionais\”, aponta a pesquisa. Nos índices da Europa, EUA e Ásia, a presença de companhias locais foi muito maior, com pelo menos metade do ranking. 

Entre as sete brasileiras, três são estatais – Petrobras, Banco do Brasil e Correios – e uma tem um forte componente estatal (Vale) , afirma a pesquisa. \”Trata-se de um fator inédito nas pesquisas realizadas no mundo. Em outros países, a presença de companhias estatis é ínfima\”, diz o estudo. 

Abaixo, veja a lista completa das 20 empresas mais influentes do país, tanto para o governo como para o mercado:

Posição

As mais influentes

Google
Apple
Facebook
Microsoft
Petrobras
Nestlé
O Boticário
Sony
Visa
10º Coca-Cola
11º Volkswagen
12º Vale
13º Nike
14º Natura
15º Honda
16º Banco do Brasil
17º Correios
18º Mastercard
19º TAM
20º McDonald´s
© 2019 - Instituto Órion - Todos os direitos reservados